sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Os jogos de nave da Konami para o Mega Drive

Tais jogos não existem, e fãs da Konami e do Mega Drive sabem muito bem disso.

Fundada em 1969, a Konami viria a se tornar uma das produtoras de games de maior renome do planeta. Além de desenvolver jogos para arcade, ela sempre teve uma representatividade expressiva no mercado de consoles, nos mais variados gêneros. Nosso foco, no entanto, são os jogos de nave, uma vertente na qual a empresa também demonstrou excelência durante a era de ouro dos vídeo-game caseiros.

Estava eu alguns dias atrás degustando uma das melhores iguarias da minha coleção particular, em meio a um punhado de amanditas e um copo de coca-cola. O jogo em questão era Gradius II no PC Engine CD. Depois de morrer no meio das pernas daquela aranha mecânica lazarenta da última fase, peguei-me divagando sobre o porquê da Konami jamais ter lançado sequer um jogo de nave para o Mega Drive. Eu pensava:

"Putz, Gradius II é foda, imagine o que a Konami não poderia ter feito com um jogo de nave no Mega Drive?"

Gradius III (SNES)

Os jogadores mais escolados sabem que a Nintendo manteve uma linha dura com as empresas contratadas para desenvolver jogos para NES, com contratos de exclusividade que as proibiam de lançar jogos para os concorrentes Sega e NEC. Foi somente algum tempo depois do lançamento do SNES que tal exclusividade caiu por terra, o que possibilitou à Konami lançar ótimos títulos para o Mega Drive, como Teenage Mutant Ninja Turtles - The Hyperstone Heist, Contra Hard Corps e Castlevania Bloodlines. O que não me entra na cabeça é porque, diante de todas as possibilidades oferecidas pelo console da Sega, a Konami simplesmente ignorou os jogos de nave.

O SNES teve nada menos que três jogos da série Parodius, Pop'n Twin Bee, Gradius III e o fenomenal Axelay. O PC Engine recebeu ports de Gradius, Gradius II (CD), Detana! Twin Bee, Salamander e Parodius Da!. E o Mega Drive? Nada. Zero. Custaria tanto assim fazer um portzinho de Gradius III e dar uma ajeitada no slowdown excessivo da versão do SNES? Imaginem como seria um jogo de nave no Mega Drive com alguns dos efeitos gráficos fantásticos do Contra Hard Corps. Um concorrente de peso para Axelay, no mínimo!

Axelay (SNES)

Como apreciador do gênero, na minha opinião este é um dos mistérios mais grotescos da história dos jogos de nave. Dizer que a Konami tinha birra do Mega Drive não se aplica, dados os ótimos títulos que ela lançou de 1992 a 1994.

E você, o que acha?

8 comentários:

  1. Este seu artigo é bem interessante, eu vou dar uma pesquisada sobre o assunto, talvez houvesse algum projeto, já pensou? Space Manbow no Mega Drive? O PS3, no que tange a jogos exclusivos de nave, também está indo pelo mesmo caminho.

    ResponderExcluir
  2. Realmente "The Hyperstone Heist", "Contra Hard Corps" e "Castlevania Bloodlines" são games que não devem faltar na histórico de qualquer viciado em games. Você esqueceu de citar o grande "Sunset Riders", tava até vendo uns vídeos dele no YouTube e... Pô! O game é uma mistura de plataforma com shmup, rs!

    ResponderExcluir
  3. Isso me lembra outro mistério tosco: POR QUE cargas dágua, não existe uma versão de CONTRA HARD CORPS para SNES? Se bem que o fato da Konami não ter feito um único jogo de nave para o MD é algo bem atípico no mundo dos games.

    Gradius no MD? Agora isso já não é impossível. Os indies estão ai, trabalhando na surdina.

    ResponderExcluir
  4. Eu estava aqui pensando, com exceção do Ninja Turtles, os outros jogos citados ( do Genesis)foram lançados quase no fim da vida do Mega Drive, talvez a Konami na época estivesse priorizando titulos mais rentáveis, pois o Sega Saturn ja estava chegando.Usando axelay como exemplo, posso estar enganado ,mas não foi um jogo que vendeu tanto na época (já li em algum lugar que talvez tenha sido esse o motivo de não ter continuação). mas é só uma suposição, pois ao mesmo tempo ela tinha o Gradius nas mãos também,é algo meio estranho realmente...

    ResponderExcluir
  5. Realmente, o grosso dos lançamentos da Konami no MD foi em 1993 e 1994, apesar de haver fontes que dizem que Hyperstone Heist e Sunset Riders saíram em 1992.
    @ Tião - O SNES tem o Contra III, uai, não tá bom? (não gosto daquelas fases de visão top-down hehehe)

    ResponderExcluir
  6. Cara, acabei de me lembrar de uma coisa, para não dizer que a Konami não fez nada relacionado a shmups para o Mega Drive, se não me engano a sexta fase do Rocket Knight Adventures é em estilo shmup... E acredito que existam mais fases nesse estilo durante o game.

    ResponderExcluir
  7. Como se chama esse jogo da nave?

    ResponderExcluir