segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A importância do 1CC

Dentro do círculo daqueles que continuamente testam suas habilidades contra as forças antagônicas do espaço sideral ou do espaço aéreo, em algum ponto de qualquer conversa sobre jogos de nave surge o conceito do 1CC, que significa em bom inglês 1-credit completion - a tradução seria algo equivalente a "finalização com 1 só crédito". Crédito, por sua vez, é definido como o conjunto inicial de recursos que o jogo te dá para encarar o desafio proposto, o que na maioria dos jogos de nave se resume a três vidas e talvez duas ou três bombas por vida.

Crédito que chega ao fim é sinônimo de GAME OVER. Em qualquer tipo de jogo, o ato de terminá-lo somente com um crédito - o 1CC - é uma conquista somente superada por um novo 1CC com pontuação superior à anterior. Para atingi-lo não se pode "continuar", por isso o 1CC é inimigo declarado do jogador casual, daquele que não se importa de ativar CONTINUES para chegar ao final do jogo. Notaram a diferença entre 1CC e a ideia de "chegar ao final"?


O conceito do 1CC se aplica muito bem aos jogos de nave porque estes, em sua grande maioria, podem ser terminados num intervalo que varia de meia a uma hora, muitas vezes menos e poucas vezes mais. Existem gêneros onde o 1CC não se aplica, como nos RPGs, e ele é bastante discutível quando se fala em jogos de plataforma quilométricos como Kid Chameleon (possível é, mas levaria horas). Quando associado à noção de competitividade, o 1CC ganha contornos ainda mais restritos e elegantes dentro do gênero dos jogos de nave, pois sintetiza tudo o que há de melhor em matéria de custo-benefício seja em tempo (são curtos), acessibilidade (são fáceis de aprender) ou intensidade (requerem atenção e foco, com um elevado grau de adrenalina).

Preconceitos

Existem pessoas que compram um jogo de nave, jogam uma vez até o fim com (muitos) CONTINUES, vêem a animação do final e partem para o próximo jogo com uma sensação barata de vitória, jamais desejando compreender a conquista maior que se esconde por trás de tão superficial abordagem. Algo foi definitivamente perdido durante a experiência. Os jogos de nave com créditos ilimitados, neste caso, são os principais alvos de críticas infundadas sobre quão "fáceis", "curtos" e "vazios" eles são (Giga Wing no Dreamcast é um exemplo clássico). Para estas pessoas o 1CC não possui significado, e na maioria das vezes não lhes interessa sequer discutir sobre o assunto.

Um desafio dentro de um desafio: a épica quinta fase de Gradius V (PS2)

Por que tentar o 1CC?

Afinal, qual é a motivação pessoal de alguém que almeja o 1CC? Simples: conseguir um 1CC significa que essa pessoa compreendeu as regras impostas pelo jogo, de tal forma que ela obteve um grau considerável de controle sobre algo que à primeira vista parecia impossível. Habilidades e reflexos foram lapidados e utilizados de forma ideal para vencer um desafio que, dependendo do jogo, muito poucas pessoas também foram capazes de superar.

Não seria esta a mesma sensação que alguém tem ao montar sozinho o motor de um carro? O mesmo sentimento de ter construído uma casa a partir do chão batido? Todas estas pessoas trabalharam arduamente para chegar onde chegaram. Elas aprenderam com seus erros, com os erros e acertos de outros, e foram além do ponto onde a maioria desiste, concluindo uma jornada que muitos sequer se atreveriam a começar. Outras pessoas entregariam o motor na metade para um mecânico, ou deixaram a finalização de metade da casa para um engenheiro civil. Num jogo de nave, isso seria o equivalente a usar um CONTINUE.

Obviamente, ninguém é impedido ou mesmo deveria ser censurado por isso. O motor do carro funcionará, a casa será construída e, dependendo do jogo, seu final poderá ser vislumbrado. Porém, como explicar onde se encaixam os sentimentos de motivação, superação e autorrealização? Apesar de um pouco dramática, as ideias por trás de tais conquistas são as mesmas. Algumas pessoas querem fazer as coisas sozinhas, sem a ajuda de um CONTINUE ou de savestates, para provarem ao mundo que não são peões sem vontade que desistem e nunca tentam novamente (em jogos de nave, CONTINUES e savestates serviriam ao propósito de treino, e treino somente).

R-Type (Arcade)
Não é porque o jogo é antigo que o 1CC é fácil


Sob o ponto de vista da diversão, não há problema algum em nunca conseguir um 1CC, ou mesmo desistir dele em determinado jogo. O ponto crucial é sempre tentar aprender e extrair algo de valor destas experiências. Apesar de jogos atuais concederem achievements e trophies pelo 1CC não há nada que se compare ao sangue e ao suor derramados para obtê-lo, pois a recompensa real vem de dentro. Compartilhar a conquista de um 1CC com amigos que não sabem o que ele significa é complicado, pois é muito fácil soar egocêntrico e cheio de si. Estes amigos têm que passar pela mesma experiência para compreender o seu conceito, o que não significa jogar somente um crédito para ver como o jogo em questão é difícil. É preciso que eles sintam o gosto de conseguir uma vitória que muito poucas pessoas em seu círculo de amigos, no seu bairro ou mesmo no mundo foram capazes de conseguir.


Ao infinito e além

E o que está além do 1CC? Há pessoas que não se satisfazem com o 1CC e se dedicam a um objetivo ainda maior, como terminar todos os loops de jogos com mais de uma rodada (termine e jogue todas as fases novamente num nível mais difícil) ou conseguir o recorde continental/mundial em determinado título. Ainda mais valioso que um 1CC é o 1LC (ou 1-life clear, término de um jogo sem perder vidas). Alguns jogos só permitem que você tenha acesso ao verdadeiro último chefe (ou TLB - True Last Boss) se conseguir acessar um dificílimo segundo loop (DoDonpachi, Ketsui). O caminho para essas conquistas adicionais é ainda mais árduo, mas podem ter certeza de que todos estes cobras começaram exatamente como eu ou você, ou seja, se dedicando ao máximo a um objetivo nobre.

Nobre, no caso, pode ser tanto um 1CC de MUSHA quanto um 1CC de Mushihimesama Futari no modo Ultra. Sim, há vários níveis de realização, assim como nem todos possuem a mesma habilidade, mas todo 1CC é digno e enriquece de alguma forma a galeria de conquistas do jogador. Nem que seja para dizer entre os amigos que foi capaz de suportar a tortura de jogar Deep Blue, Strike Force Hydra ou Defender of Zorgaba até o fim.

O 1CC é para todos

Ao contrário do que muitos acreditam, o 1CC não é algo restrito somente à elite, àqueles que são vistos como os melhores.

Todas as pessoas fazem alguma coisa nesta vida. Todo mundo está tentando obter algo, mas nem todos são capazes de continuar tentando após sofrerem um fracasso. As pessoas capazes de se superar e ir além de seus limites são as que realmente merecem aquilo que conquistam. Sem jeitinho, sem atalhos, sem terceirizar o esforço e, acima de tudo, sem se vangloriar de vitórias obtidas de maneira torta. Respeito deve ser devido a quem não desiste, a quem é capaz de se levantar depois de cair, a qualquer pessoa que deseja melhorar e está sempre à procura de experiências com significado real num mundo cada vez mais caótico. Algumas destas pessoas se dedicam a jogos de nave, mas tal pensamento vale para tudo e para todos.

Existem poucas sensações no mundo dos games que se igualam a conseguir um 1CC num jogo que antes você considerava impossível, e todos precisam passar por essa experiência pelo menos uma vez na vida.

E então, que tal escolher um jogo e tentar faturar um 1CC?

→ Agradecimentos a Michael Molinari por permitir o uso de parte do material do seu excelente texto sobre o tema, publicado no blogue Shmup Theory.

4 comentários:

  1. Gostei desse texto. É um tapa na cara da sociedade casual gamer.

    ResponderExcluir
  2. Bom texto, combina muito bem com o nome do blog,Além de estar bem escrito,gostei muito por dois motivos:
    1-Foco nos Shmups,bom para que iniciantes tenham uma noção do que significa o 1CC no gênero.

    2-O texto não busca "culpados",não agride jogadores, nem denigre outros gêneros (Alguns mais trools ja comentariam "por que GTA , God of War bla bla bla" como se tivessem tudo a ver com jogos de nave,mas enfim..) , lá pelo final passa uma boa mensagem que vai além dos jogos.

    obs 1: meu único 1cc foi no blue wish ressurection, no fácil rsrsrs.

    obs 2: A fase do meteoro do Gradius V é TENSA.

    ResponderExcluir
  3. Eu criei um album no meu perfil no Google+ para fotos de scores finalizados em 1CC. Por enquanto só tive tempo de fazer o Alien 3 e Insector X do Mega. Para visualizar é necessário me adicionar em algum de seus circulos.

    https://plus.google.com/u/0/photos/110264719504381414866/albums/5662644473690078001

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Mario.
    Alien 3 é muito foda, fazer um 1CC nele então.... Mas como funciona esse negócio de adicionar Google+? Aceita conexão com blogger ou facebook?

    ResponderExcluir